Filmes em debate
Pai e Filha
Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme japonês de Ozu, conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ela prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai.
Temáticas para debates sobre o conteúdo deste filme estarão disponíveis em breve neste espaço.
A comensalidade no filme Pai e Filha, de Yasujirô Ozu: a aparente simplicidade do comer
“Numa aula em que um filme do cineasta japonês Iasujirô Ozu foi exibido, uma pergunta inicial foi feita aos alunos pelo professor que conduzia a atividade: O que acharam do filme? Um dos alunos respondeu: uma poesia” (p.123).
“Repleto de beleza em seu fazer poético-cinematográfico, Ozu traz a seus filmes elementos necessários, para que a humanidade em nós seja sentida em todas as suas dimensões. Esse mestre do cinema transforma a condição humana, exibida por uma aparente monotonia e repetição cotidiana, em algo que transcende o biológico e o cultural” (p.126).
Falando a respeito | vídeos
A comida presente
“Em Ozu, a comida protagoniza papéis muito especiais, de grande relevância, posto que é marcadora biocultural. Ela é deflagradora de inúmeros sentidos, produzidos no universo da comensalidade” (p. 141).
“O objetivo de refletir e compreender os processos da comensalidade, pelo cinema de Ozu, foi plenamente atingido, principalmente porque o corpus é rico e estimulante. Quanto mais se perscruta, mais elementos ele oferece; quanto mais refinamos o olhar, mais complexas se apresentam as relações. Assim é o cinema de Ozu, assim é a mesa, assim é a mesa no cinema de Ozu” (p. 145).
"Em Ozu, a comida é deflagradora de inúmeros sentidos, produzidos no universo da comensalidade"