Filmes em debate

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    Pai e Filha

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    Bashun (Late Spring)

    Produção
    Japão / 1949
    Direção
    Yasujirô Ozu

    Sinopse do filme

    Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme japonês de Ozu, conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ela prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai.

    Temáticas para debates sobre o conteúdo deste filme estarão disponíveis em breve neste espaço.

    A comensalidade no filme Pai e Filha, de Yasujirô Ozu: a aparente simplicidade do comer

    “Numa aula em que um filme do cineasta japonês Iasujirô Ozu foi exibido, uma pergunta inicial foi feita aos alunos pelo professor que conduzia a atividade: O que acharam do filme? Um dos alunos respondeu: uma poesia” (p.123).

    “Repleto de beleza em seu fazer poético-cinematográfico, Ozu traz a seus filmes elementos necessários, para que a humanidade em nós seja sentida em todas as suas dimensões. Esse mestre do cinema transforma a condição humana, exibida por uma aparente monotonia e repetição cotidiana, em algo que transcende o biológico e o cultural” (p.126).

    A comida presente

    “Em Ozu, a comida protagoniza papéis muito especiais, de grande relevância, posto que é marcadora biocultural. Ela é deflagradora de inúmeros sentidos, produzidos no universo da comensalidade” (p. 141).

    “O objetivo de refletir e compreender os processos da comensalidade, pelo cinema de Ozu, foi plenamente atingido, principalmente porque o corpus é rico e estimulante. Quanto mais se perscruta, mais elementos ele oferece; quanto mais refinamos o olhar, mais complexas se apresentam as relações. Assim é o cinema de Ozu, assim é a mesa, assim é a mesa no cinema de Ozu” (p. 145).

    "Em Ozu, a comida é deflagradora de inúmeros sentidos, produzidos no universo da comensalidade"

    Capítulo A Comensalidade no filme Pai e Filha, de Yasujirô Ozu: a aparente simplicidade do comerextraído do livro Cinema e Comensalidade, série Sabor Metrópole vol. 6.

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