Filmes em debate
Highlander. O guerreiro Imortal
Notas sobre tempos, memórias e maçãs
Highlander. O guerreiro imortal
Produção
Estados Unidos e Reino Unido / 1986
Direção
Russell Mulcahy
Connor MacLeod (Christopher Lambert), um guerreiro escocês do século XVI, imortal e, após algum tempo, encontra Juan Ramirez (Sean Connery), imortal como ele. Ramirez o ensina a manejar uma espada, pois a única forma de matar um imortal é cortando sua cabeça. Após alguns séculos, surge um inimigo, imortal como ambos, que pretende decapitar Connor, para se tornar o único imortal da face da Terra.
Highlander. O guerreiro imortal: notas sobre tempos, memórias e maçãs
Enquanto a técnica expande as fronteiras do espaço-tempo, apequena-se a política do espírito.
A maçã, no imaginário ocidental, é associada principalmente às representações de desejo, conhecimento, poder. Remete, evidentemente, à narrativa edênica, na qual, desobedecendo a ordem divina ao ceder às provocações da serpente, Eva come do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal e o oferece a seu companheiro Adão. A exegese bíblica erudita já arriscou delimitar qual o tipo de poder/saber residiria no fruto. Hoje em dia os estudiosos têm preferido, acertadamente, ater-se ao contexto histórico e textual, evitando incorrer em especulações. Ou seja, importa mais para a compreensão geral da narrativa que a humanidade de forma deliberada ultrapassou o limite claramente estabelecido pela divindade em busca de controle e autonomia sobre seu próprio destino.
O importante, nesse ponto, é sublinhar como a produção do longa utilizou o caráter cenográfico da linguagem alimentar, neste caso a maçã, para evocar, no contexto do filme, elementos que articulam esse imaginário presente nas sociedades atuais.
Falando a respeito (vídeos):
"É difícil não perceber no filme uma crítica à ambição por poder e realizações unicamente pessoais, típicas das sociedades burguesas e do capitalismo do final do século, como elemento que destrói, afasta e isola."
Sugestões de leitura
Tempo e história | A. Novaes
NOVAES, A. (Org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Hamlet, Rei Lear, Macbeth | William Shakespeare
SHAKESPEARE, W. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. São Paulo: Abril, 2010.
Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais | Tomaz Tadeu da Silva
WILDE, O. O retrato de Dorian Gray. São Paulo: Abril, 2010.
A memória coletiva | Halbwachs
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira | Roberto DaMatta
DAMATTA, R. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993..
Costumes em Comum | E. P. Thompson
THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.