Filmes em debate
Ixcanul
O abismo social que produz um dos melhores cafés do mundo
María (María Mercedes Croy), uma jovem maia de 17 anos que vive em uma plantação de café com seus pais, já tem seu destino traçado: um casamento arranjado com o qual ela não concorda, mas não pode escapar. Ela acaba se encantando por Pepe (Marvin Coroy), um jovem que a conquista com planos de fugir para os Estados Unidos e começar vida nova. Até que, um dia, ele some, deixando a jovem grávida e sozinha. Quando sofre complicações na gravidez, Maria é levada para um hospital na cidade, onde ela finalmente tem contato com o mundo moderno que sempre sonhou conhecer. Mas, no fim, esse sonho pode se tornar um chocante pesadelo.
Ixcanul: o abismo social que produz um dos melhores cafés do mundo
Parece que estamos todos à beira do vulcão.
O filme explora, ao destacar a localidade onde vive a personagem Maria, uma jovem Kaqchikel de dezessete anos, e suas experiências em torno do sexo, da família e do trabalho e suas relações com questões mais amplas como a pobreza, o tráfico e roubo de crianças e recém-nascidos, a dominação masculina e a dominação linguística e a exploração do agronegócio. Esta última e suas relações com o modo de vida dos trabalhadores rurais constitui o principal tema abordado no presente trabalho. A obra, é baseada na história real de Maria, é um retrato único da vida de um povoado, uma janela que se abre para uma paisagem composta por realidades singulares e verdades universais sobre a condição humana
Ixcanul significa vulcão no dialeto Maya da etnia Kaqchikel, e carrega consigo toda simbologia cultural de um elemento que se incorpora no cotidiano das vidas que habitam as terras próximas a ele. Talvez por isso e não por acaso, Ixcanul, como é denominado o vulcão situado no país guatemalteco, tenha dado de empréstimo o nome ao filme produzido por Jayro Bustamante em 2015 na Guatemala, cuja narrativa se passa em uma fazenda de café localizada aos pés deste vulcão.Falando a respeito (vídeos):
"O filme se passa em uma fazenda de produção de café localizada nas encostas do vulcão Ixcanul. O café produzido nessa região é muito valorizado no mercado internacional e considerado superior pelas características proporcionadas pela região de produção."
Sugestões de leitura
Discurso da servidão voluntária | Étienne de la Boétie
BOÉTIE, L. A. E. D. Discurso da servidão voluntária. São Paulo: Escuta, 1987.
Conversações: 1972-1990 | Gilles Deleuze
DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. [S.l.]: 34, 1992.
O Consumo - Abordagens em Ciências Sociais | Dominique Desjeux
DESJEUX, D. O Consumo - Abordagens em Ciências Sociais. Maceió: Edufal, 2011.
As três ecologias | Félix Guattari
GATTARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1993.
Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política | Pierre Clastres
CLASTRES, P. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia | Gilles Deleuze, Félix Guattari
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: 34, , 1997.
As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas | Michel Foucault
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
A urbanização brasileira | Milton Santos
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993