Filmes em debate
The mask you live in
A identidade masculina e o cuidado à saúde entre jovens.

Documentário aborda a pressão da sociedade sobre aquilo que pode ou não ser considerado "masculino" e como isso pode afetar os nossos jovens. Em comparação com as meninas, pesquisas mostram que os homens dos EUA têm maior probabilidade de ser diagnosticado com um distúrbio de comportamento. Com depoimentos de especialistas, a pergunta que fica é "O que podemos fazer para mudar esses padrões?".
The mask you live in: a identidade masculina e o cuidado à saúde entre jovens.
Mesmo em momentos de crise social, pessoal ou familiar, um “homem de verdade” não pode expor suas dúvidas e se expor diante dos demais.

Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre as masculinidades e o cuidado à saúde de homens jovens tendo como inspiração o documentário “The Mask You Live In”. A obra compila as narrativas de jovens e homens sobre a construção de suas identidades masculinas, colocando em destaque as dificuldades deste processo, as cobranças por papéis que colocam os homens em situações de risco e alguns padrões de masculinidade reproduzidos e naturalizados socialmente.
O filme conta ainda com a participação de educadores, ativistas e líderes comunitários, atletas e treinadores, sociólogos, psicólogos, neurocientista, cientista política, pediatra e psiquiatra. São diferentes discursos que abordam a masculinidade a partir de perspectivas etárias, culturais e de classes sociais diferentes.
Logo nas primeiras cenas a questão central do filme se apresenta e produz um incômodo, principalmente nos espectadores homens, que se veem confrontados com questões que raramente são discutidas no cotidiano. No dia a dia de homens jovens, adultos ou idosos, a fragilidade e a sensação de impotência diante da realidade nunca são discutidas seriamente.
Falando a respeito (vídeos):
"As demandas sociais e de saúde entre jovens masculinos são complexas, pois são constituídas por muitos fatores dentre eles - e de modo relevante - pelas representações sociais do masculino construídas social e culturalmente por longo processo histórico."
Sugestões de leitura
O que é História Cultural? | Peter Burke
BURKE, P. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
Caminhos de homens: gênero e movimentos | M. Strey; B. Mühlen; C. Kohn
STREY, M.; MÜHLEN, B.; KOHN, C. (Orgs.). Caminhos de homens: gênero e movimentos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
Gênero, Sexualidade e Educação | Guacira Lopes Louro
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação. São Paulo, 1997.