Filmes em debate
Lunchbox
Afeto e transformação
O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faze com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.
Lunchbox: afeto e transformação
Para se adaptar à realidade de um mundo rápido, volátil e inconstante, a comensalidade também assume formas fluidas e adaptáveis a qualquer circunstância.
Rapidez, tempo marcado, trânsito, pressa, velocidade. O movimento das grandes cidades do século XXI é semelhante em vários cantos do globo terrestre e, em especial, nos países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, por exemplo (BRICS). A imagem urbana é definida pelos meios de transporte superlotados, construções e aglomerados de concreto, máquinas, relógios e pessoas circulando. E no meio desse cenário caótico, o sujeito tenta se encaixar, se definir e encontrar seu lugar, tal qual uma peça numa engrenagem mecânica. Misturado a esse turbilhão de eventos, é preciso ainda almoçar ou comer algo rápido sem que isso desestabilize o ritmo intenso de trabalho.
O início do século XXI é também a época em que a internet se consolida como veículo de comunicação em massa e a globalização da informação atinge um nível nunca antes visto na história da humanidade. A diminuição dos preços de acesso e as conexões de banda larga ampliaram o acesso à internet, cujos dispositivos tecnológicos (tais como transferência de vídeo, áudio e softwares, as redes sociais, a comunicação por mensagens instantâneas, o comércio eletrônico) estão disponíveis a um número cada vez maior de pessoas. As rápidas transformações que as tecnologias de comunicação trouxeram favoreceram a conexão entre pessoas fisicamente distantes, mas aumentaram distâncias nas relações fisicamente próximas.
Falando a respeito (vídeos):
"Na alimentação, o impacto destas duas questões sobre as práticas alimentares pode ser observado numa comensalidade singular dos sujeitos nas metrópoles. A comensalidade definida como possibilidade de partilhar e trocar comida, estabelecer conversas à mesa, criar vínculos e consolidar relações sociais, no contexto do século XXI, merece reflexão."
Sugestões de leitura
Consumidores e cidadãos | Néstor Garcia Canclini
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
A identidade cultural na pós-modernidade | Stuart Hall
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
As consequências da modernidade | Anthony Guiddens
GUIDDENS, A. As consequências da modernidade. Sao Paulo: Unesp, 1990.
Os tempos hipermodernos | Gilles Lipovetsky, Sébastien Charles
LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.