Filmes em debate
Billy Elliot
Comensalidade e identidade social
Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-11295/
Billy Elliot: Comensalidade e identidade social
Um sentido pessoal do corpo
Este ensaio tem por objetivo discutir a contribuição do uso do cinema em práticas de ensino numa perspectiva, para além de uma estratégia pedagógica, que possibilite a fruição e o debate ao redor da abordagem dos temas “corpo”, “identidade” e “gênero” na escola. Pretende-se, com a descrição de cenas-acontecimentos de comensalidade e de personagens-acontecimentos, contribuir para esta discussão de forma que haja uma entrega às experiências éticas e estéticas do filme, visando problematizar questões relacionadas ao corpo, ao gênero e à construção social da identidade masculina nesse contexto.
A proposta vincula-se à estudo que problematiza como as aulas de Educação Física na escola de nível médio colaboram na construção das identidades sociais em sua dimensão de gênero, por meio das interações dos corpos no ambiente escolar.
Falando a respeito (vídeos):
"A identidade dos sujeitos compreendida como “uma construção, um efeito, um processo de produção, uma relação, um ato performativo”. Nesse caso, a identidade passa a ser considerada como algo instável, contraditório, fragmentado, inconsistente e inacabado. Assim sendo, a identidade “é definida historicamente, e não biologicamente”, pois “a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia”."
Sugestões de leitura
A imagem | Jacques Aumont
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
A dominação masculina | Pierre Bourdieu
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Linguagem e cinema | Christian Metz
METZ, C. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980
Os africanos no Brasil | Nina Rodrigues
RODRIGUES, R. N. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.
A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento | Edgar Morin
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
Outsiders: estudos de sociologia do desvio | Howard S. Becker
BECKER, H. S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista | Guacira Lopes Louro
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2010.
Sociologia e antropologia | Marcel Mauss
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003
Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças | Richard Miskolci
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autência, 2015.
Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede | S. D. Prado
PRADO, S. D. et al. (Org). Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2016.