Filmes em debate
O cinema de Yasujiro Ozu
Idas e vindas, chegadas e partidas, som e silêncio
Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.
O cinema de Yasujiro Ozu: Idas e vindas, chegadas e partidas, som e silêncio
Nada mais inclusivo ou exclusivo que a comida como marcador cultural, elemento constante nesta obra de Ozu
O cinema de Ozu construiu ou captou para si uma alma com identidade singular. Essa alma caracteriza a obra como um todo e transmigra sua assinatura de maneira muito enfática a seus constituintes.
Por exemplo, quando falamos em câmera abaixo do olhar do ator, estamos falando do cinema de Ozu; quando se alude a um tempo poético próprio de velocidade peculiar, estamos aludindo ao cinema de Ozu; quando vemos uma humanidade mimética universal, estamos vendo o cinema de Ozu.
Pretendemos, com isso, afirmar uma identidade própria para esse cinema. E aqui há simplesmente a constatação de um fazer-cinematográfico próprio, que constrói seu universo fluido, assinado por uma identidade, facilmente acessível.
Falando a respeito (vídeos):
"O cinema tem sua alma própria, mas é um tipo de alma diferente, um tipo de alma-mãe, pois dá àquilo que o constitui (objetos inanimados, personagens, natureza, músicas, ruídos) parte de sua alma, que se transmuta em alma própria de cada elemento citado."
Sugestões de leitura
XI Estudos de cinema e audiovisual | S. Paiva
PAIVA, S. et al. (Org.). XI Estudos de cinema e audiovisual. São Paulo: Socine, 2010.
O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.