Filmes em debate
As invasões bárbaras
A comensalidade na saúde e na doença
Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, cidade que eles nunca tinham ido. Porém os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais. Apenas a nora deles, que perdeu o marido na guerra, parece dar atenção aos dois. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora, e complexos sentimentos são revelados.
As invasões bárbaras: a comensalidade na saúde e na doença
A comensalidade quando a vida não faz mais sentido
Em, As invasões bárbaras, o personagem principal Remy está à beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, faz um balanço dos anos vividos de forma turbulenta, para entender a própria trajetória e encontrar um sentido para o que lhe resta de vida. Para tanto, recebe a ajuda de seu filho, sua ex-mulher e os velhos amigos.
Comensalidade, amizade, morte, escolhas éticas e os cuidados com doentes terminais constituem o eixo principal da trama. As condições de atendimento e tratamento oferecidas pelo sistema de saúde candadense, aliadas à gravidade do estado de saúde de Rémy, fazem com que o filho providencie condições de tratamento melhores por meios não usuais. O suborno, as trocas de favores e os atos ilícitos começam a fazer parte da trama e, graças aos métodos pouco convencionais do filho, Rémy é transferido para uma nova enfermaria, equipada com uma cozinha privativa onde recebe os melhores amigos e a vida volta a ter algum sabor.
Em seguida, vão para uma casa de veraneio e retomam o ritual à mesa, mas agora Rémy está com sua doença em fase terminal e não pode mais saborear seu prato favorito e nem beber seu vinho predileto.
Falando a respeito (vídeos):
"Algumas questões exploradas ao longo do filme: a relação com a religião, os valores morais, a crise do pensamento socialista, a dimensão ética da eutanásia, a comensalidade na hora da morte, os cuidados paliativos e os limites do sistema público de saúde."
Sugestões de leitura
A religação dos saberes: o desafio do século XXI | Edgar Morin
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Cinema: tempo, memória, análise | Jorge Seabra
SEABRA, Jorge S. Cinema: tempo, memória, análise. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.