Filmes em debate
O declínio do império americano
Verdades e mentiras à mesa
Enquanto preparam um jantar, quatro homens conversam sobre assuntos diversos. Ao mesmo tempo, em uma academia de ginástica, quatro mulheres conversam sobre os problemas de relacionamento entre homens e mulheres.
O declínio do império americano: verdades e mentiras à mesa
Comer e beber bem, com fartura e sem os controles rígidos da dieta e da moralidade, alimenta a alma.
Ao ver o filme O declínio do império americano somos levados a participar de um pequeno banquete doméstico no qual os personagens conduzem os espectadores não apenas a um evento gastronômico, mas a um balanço do cenário político e dos valores morais dos anos 1980. Além disso, falam do amor, revelam sua intimidade, suas preferências sexuais, suas fantasias, desejos, sucessos e fracassos, tudo servido com o requinte e a simplicidade que a situação requer e regado com um bom vinho, pois como diz aquele antigo ditado popular, in vino veritas.
Vale lembrar que o banquete, em sua tradução literal do grego (ΣΥΜΠΟΣΙΟΝ), quer dizer “bebendo junto” ou “a festa de beber” (MITCHELL, 1993). O vinho, assim como a comida, faz parte do ritual da comensalidade e a boa mesa, geralmente, é farta em bebidas e comidas. A gula, nesse caso, não é um pecado capital, ela sequer é lembrada. Comer e beber bem, com fartura e sem os controles rígidos da dieta e da moralidade, alimenta a alma.
Falando a respeito (vídeos):
"Almoços e jantares podem selar uniões, fechar negócios ou simplesmente reunir a família em torno do almoço de domingo. Por outro lado, algumas revelações à mesa tornam a convivência insuportável e basta uma palavra dita fora do tom para azedar a comida e as relações."
Sugestões de leitura
A imagem | Jacques Aumont
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 2012.
Matéria e memória | Henri Bergson
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
História do cinema japonês | M.R Novielli
NOVIELLI, M.R. História do cinema japonês. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
Relato autobiográfico | Akira Kurosawa
KUROSAWA, A. Relato autobiográfico. São Paulo: Estação Liberdade, 1990
O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica | Edgar Morin
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.
Tragédias – Romeu e Julieta. Macbeth. Hamlet, príncipe da Dinamarca. Otelo, o mouro de Veneza | William Shakespeare
SHAKESPEARE, W. Tragédias – Romeu e Julieta. Macbeth. Hamlet, príncipe da Dinamarca. Otelo, o mouro de Veneza. São Paulo: Abril Cultural, 1981.