Filmes em debate
Tomboy
Entre desejos e prescrições
Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
Tomboy: Entre desejos e prescrições
A mesa: aquela que nos confere Humanidade
Cientes das múltiplas dimensões que envolvem o tema, julgamos importante sinalizar o que consideramos relevante e o que justifica tomarmos este dispositivo de comunicação como objeto de reflexão. O interesse subjacente consiste no desenvolvimendo de práticas pedagógicas problematizadoras a partir de pesquisas realizadas sobre gênero no ensino da Educação Física.
Autores interessados no tema realizaram revisão de literatura e identificaram que as temáticas de pesquisa recorrentes nesta área tem sido: a distribuição dos discentes por sexo nas aulas; fatores relacionados ao gênero que contribuem para a exclusão nas aulas de Educação Física; resgate da memória de personagens ícones no desporto feminino esquecidas na história; desequilíbrio no espaço destinado à cobertura da participação das atletas nos eventos esportivos; número escasso de mulheres no comando e gerenciamento de equipes e instituições esportivas; e o desporto como uma área de reserva masculina.
Parece-nos que os aspectos pedagógicos nas pesquisas têm sido menos enfatizados, o que nos instiga a refletir sobre o tema por meio do cinema. As relações pedagógicas entre os usos do cinema e formação docente já têm sido objeto de estudo no qual as dimensões ética e estética com as imagens são enfatizadas de modo a propiciar o exercício de pensar sobre si e o ‘outro’.
Falando a respeito (vídeos):
"Este ensaio tem por objetivo descrever algumas cenas do filme Tomboy, nas quais se destacam interações do tipo face a face entre personagens principais e coadjuvantes, e analisá-las sob a ótica das relações entre corpo e gênero. As interações se culminam à mesa e em dois contextos de sociabilidade presentes na narrativa: a interação entre os jovens (personagem principal e seus pares) e a escola."
Sugestões de leitura
A dominação masculina | Pierre Bourdieu
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Sociologia e Antropologia | Marcel Mauss
MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação | Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, Silvana Vilodre Goellner
LOURO, G. L.; FELIPE, J; GOELLNER, S. V. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças | Richard Miskolci
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autência: 2015.
Tabu do corpo | José Carlos Rodrigues
RODRIGUES, J. C.. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.
Microfísica do poder | Michel Foucault
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud | Thomas Laqueur
LAQUEUR, T. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
Linguagem e cinema | Christian Metz
METZ, C. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980.
A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento | Edgar Morin
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.